Seja você o Papai Noel!

O Elefante Verde e a Prepara Cursos estão organizando um natal mais feliz e completo para crianças carentes da nossa região. Nossa comunidade é o que temos de mais valioso, e em uma data especial como esta, nos esforçamos para que estas crianças cresçam com a magia do natal em seus corações. Nosso esforço isolado é pequeno comparado à quantidade de crianças em nossa comunidade que precisam dessa atenção e carinho. Por isso, estendemos aos nossos usuários, a oportunidade de criar um natal mais feliz para estas crianças. Para mostrar a transparência de nossas ações, publicaremos todos os nomes dos doadores, assim como os demonstrativos fiscais do uso da verba arrecadada. Nossa meta é proporcionar um natal mais feliz para as crianças do Projeto Nossa Senhora da Paz trazendo uma experiência mais completa do que deveria ser o natal para todos. Acredite nesta iniciativa. Acredite em um natal mais feliz para nossa comunidade, com a sua participação!

O Projeto Nossa Senhora da Paz existe há cerca de nove anos e atende crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. A Congregação das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família, coordenadoras do Projeto, vem se consolidando, ao longo de sua existência, como uma instituição que trabalha especialmente com famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Atualmente, o Projeto atende 85 crianças de 07 a 14 anos (47 meninas e 38 meninos), 50 adolescentes de 15 a 17 anos e cerca de 70 famílias. Este projeto atende geograficamente crianças/adolescentes pertencentes ao Conjunto Habitacional Santo Ângelo, Jardim Santos Dumont I, II e III (Oropó), Parque das Varinhas, Parque São Martinho e Chácara Santo Ângelo, região que abriga 1.329 crianças/adolescentes de 6 a 14 e 395 adolescentes de 15 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social (defasagem escolar; déficit de aprendizagem; trabalho infantil; violência doméstica; gravidez na adolescência e drogas), conforme mapeamento territorial citado no Edital de chamamento público (RESOLUÇÃO nº 16/2012, de 22/11/ 12 de Mogi das Cruzes).

Estas crianças recebem reforço escolar, educação esportiva, recreação, informática, entre outros cursos e atividades oferecidas. É neste ponto que as atividades desenvolvidas pelo projeto são essenciais. O projeto tem como foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, pautada em experiências lúdicas, artísticas, culturais e esportivas, propiciando experiências favorecedoras e prevendo situações de risco social e pessoal. Elas pretendem mudar a realidade sociocultural destas comunidades, quebrando a cadeia de violência em que estas pessoas estão inseridas. E só é possível quebras estas cadeias, com muito esforço social e seriedade nas ações.

O Projeto ainda tem outra faceta, que trabalha a valorização e capacitação dos pais dos alunos do projeto. De nada adiantaria tentar mudar os alunos, sem mudar a cabeça e o comportamento dos pais. A mudança precisa ser completa, ir além do que a criança necessita no momento. É preciso pensar no próximo para transformar uma sociedade. E afinal, o que queremos para nosso futuro? Queremos mais paz, mais coesão social, mais empatia.

Que tal começar pelo natal? Com certeza é uma data emblemática para começar a pensar no próximo e mudar nossa sociedade. Sua colaboração pode ajudar a transformar vidas. Saiba mais >