Setembro é Rock!

Setembro começa e não tem como fugir: iremos ouvir falar do Rock in Rio durante o mês todo!!! Seja porque o evento engloba muitos gêneros musicais, seja porque a mídia é pesada, a música tema não sairá dos nossos ouvidos. E se pensarmos que não é sempre que temos tantas atrações diferentes reunidas, nacionais e internacionais, acabamos por nos render à maré.

Um ponto que parece marcante para o sucesso e a longevidade do evento é o ecletismo. O evento poderia se chamar Music in Rio, claro! Se pensarmos no termo Rock, como estilo de musica que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 40 e início dos anos 50, com raízes na música country, blues, R&B e gospel, e que depois não parou de sofrer influências, talvez a Ivete Sangalo, o Ivan Lins e a Elba Ramalho não fizessem parte da programação. No entanto, essas participações tão variadas são a chave da questão. É pra todas as idades e todos os gostos mesmo.

O Rock in Rio 2013 será novamente realizado na Cidade do Rock, de 13 a 22 de setembro, e ao final do texto você tem a programação completa. Na linha de frente do evento, algumas presenças têm a missão de garantir o público suntuoso da última edição, que bateu a casa de 300 mil turistas, lotando os hotéis e deixando milhões de reais na cidade do Rio. Alguns destaques são Justin Timberlake, Mettalica, Iron Maiden, Muse, Bruce Springsteen, Bon Jovi e Beyoncé.

Bruce Springsteen é uma das principais atrações do Rock in RioBruce Springsteen é uma das principais atrações do Rock in Rio

Além dos shows gringos do Palco Mundo, o Rock in Rio também traz os ótimos encontros musicais no Palco Sunset, vasta lista de atrações nacionais, e até uma tenda eletrônica. O festival, criado em 1985, é responsável por inserir a música brasileira na rota dos mega eventos, e se tornou um dos maiores eventos musicais do mundo. A expansão foi mundial e hoje existem edições em Madri, Lisboa e esta prevista para acontecer em Buenos Aires.

Para curtir o evento é melhor optar pelo transporte público. A Cidade do Rock não dispõe de estacionamento e as ruas próximas ao local estarão todas bloqueadas para carros, táxis e vans. A produção disponibilizou o ônibus oficial do Rock in Rio, vale conferir como funciona. Já para aqueles que não conseguiram ingressos, boa parte dos shows será transmitida pela Rede Globo.

Justamente por ter se tornado um evento tão internacional, acho importante ser um pouco ufanista, e lembrar os nossos representantes brasileiros no Festival, seja nas participações, nos tributos ou grandes shows. Nossa seleção é formada, dentre outros, por Ney Matogrosso, Maria Gadu, Rogério Flausino e Paulo Miklos em tributo à Cazuza;  Ivete Sangalo, Maria Rita, Capital Inicial, Detonautas, Zeca Baleiro e Zélia Duncan, Jota Quest, Ivan Lins, Olodum, Nando Reis e Samuel Rosa, Sepultura, Frejat, Afroreggae, Lenine, Ivo Meireles, Fernanda Abreu, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Roberta Sá e Skank. É um time e tanto!!!

O titã Paulo Miklos (esquerda) estará no Tributo à CazuzaO titã Paulo Miklos (esquerda) estará no Tributo à Cazuza

Pois é? sei que muitos niteroienses vão preferir não atravessar a poça! Tudo bem! Por aqui, muita música de qualidade está na agenda. No Teatro Municipal, ao longo do mês de setembro, teremos no dia 07 o cantor, compositor e instrumentista, Mauro Costa Jr., um dos músicos mais respeitados da cidade; no dia 14 o compositor e instrumentista Guinga, com músicas do seu novo CD ?Francis e Guinga?, trabalho em parceria com Francis Hime; no dia 19 o trombonista Zé da Velha e o trompetista Silvério Martins ? considerados a menor big band do mundo ? que se apresentam com o espetáculo ?Ouro e Prata?; no dia 21 o saxofonista Leo Gandelman volta à cidade para mostrar o seu mais novo trabalho ?Ventos do Norte; e o cantor e compositor Ricky Vallen faz show no dia 28.

Mas uma atração especial abre a programação do mês na cidade: ?Os Lobos?, a maior banda de Niterói dos anos 60 e 70, vai se apresentar no Teatro Municipal de Niterói no dia 6 de setembro, sexta-feira, às 21h. O grupo voltou a se reunir graças ao lançamento de um CD coletânea. Qualquer pessoa que viveu as noites dos anos 60 e 70 em Niterói, Rio, e mesmo interior do Estado, sabe quem são os Lobos, uma banda que rompeu os limites da cidade rumo ao Festival Internacional da Canção, televisões, e rádios.

Os Lobos estão de volta à estradaOs Lobos estão de volta à estrada

E por fim, uma curiosidade: no mês de ?Rock? estará em cartaz no Teatro Abel, de 06 a 15 de setembro, o espetáculo ?JIM? com Eriberto Leão, inspirado em Jim Morrison, vocalista da lendária banda de rock ?The Doors?. Eriberto Leão , acompanhado por Renata Guida e 3 músicos tocando ao vivo, mostra um homem que não conheceu Jim Morrison mas que, entretanto, teve sua vida pautada por suas ideias e ideais. ?JIM? não busca ser um espetáculo biográfico mostrando a vida do cantor ou a figura polêmica do astro de rock, a peça vai além trazendo as referências ideológicas de Morrison por meio de seus versos e percepções, e também através de seus ídolos, grandes nomes da literatura que o influenciaram como William Blake, Baudellaire, Rimbaud, Nietzsche, entre outros.

Não deixa de ser mais uma visão, que amplia o universo que envolve o mundo do Rock, ou da música ? enfim, prepare os ouvidos, e deixa o mês correr, que o som vai rolar solto !!!

*A Programação do Rock in Rio *

*Dia 13 de setembro (sexta-feira): *

Palco Mundo: Beyoncé, David Guetta, Ivete Sangalo e Tributo à Cazuza.

Palco Sunset: Living Colour e Angélique Kidjo, Maria Rita e Selah Sue, Vintage e Jesuton, Flávio Renegado e Orelha Negra

Palco Eletrônica: Sweet Beats, Ask 2 Quit Live, life is a Loop, Otto Knows

Dia 14 de setembro (sábado):* *

Palco Mundo: Muse, Florence and The Machine, 30 Seconds to Mars, Capital Inicial

Palco Sunset: The Offspring, Viva a Raul Seixas com Detonautas, Zeca Baleiro e Zélia Duncan, Marky Ramone e Michael Graves, Autoramas e BNegão

Palco Eletrônica: Vitalic, DJ Paula Chalup, DJ Mau Mau, DJ Maurício Lopes, DJ Anderson Noise

Dia 15 de setembro (domingo):* *

Palco Mundo: Justin Timberlake, Alicia Keys e Jota Quest

Palco Sunset: George Benson e Ivan Lins, Kimbra e Olodum, Nando Reis e Samuel Rosa, Aurea e The Black Mamba

Palco Eletrônica: Triple Crown, Renato Ratier, dOp Wehbba, DJ Harvey* *

Dia 19 de setembro (quinta):* *

Palco Mundo: Metallica, Alice in Chains, Ghost B.C., Sepultura e Tambour Du Bronx

Palco Sunset: Rob Zombie, Bullet For My Valentine, Sebastian Bach e Almah e Hibria

Palco Eletrônica:  Gesaffelstein, Brodinski, Gaslamp Killer, DJ Ride

Dia 20 de setembro (sexta-feira):* *

Palco Mundo: Bon Jovi, Nickelback, Matchbox Twenty e Frejat

Palco Sunset: Ben Harper e Charlie Musselwhite, Grace Potter e The Nocturnals e Donovan Frankenreiter, Mallu Magalhães e Banda Ouro Negro; e The Gift e Afroreggae

Palco Eletrônica: Paul Oakenfold, Dexterz, Rodrigo Vieira, Ferris

Dia 21 de setembro (sábado):* *

Palco Mundo: Bruce Springsteen, John Mayer, Phillip Phillips e Skank

Palco Sunset: GoGol Bordelo e Lenine, Ivo Meireles, Fernanda Abreu e Elba Ramalho, Moraes Moreira, Pepeu Gomes e Roberta Sá e Orquestra Imperial e Jovanotti

Palco Eletrônica: Loco Dice, DJ Vibe, Guti, Flow & Zeo

Dia 22 de setembro (domingo):* *

Palco Mundo: Iron Maiden, Avenged Sevenfold, Slayer e Kiara Rocks

Palco Sunset: Sepultura e Zé Ramalho, Helloween e Kai Hansen, Destruction e Krisiun e André Mattos e Viper

Palco Eletrônica: Tiga, Felguk, DJ Marky, Maximum Headrum