Sobe o som, Niterói!

Depois das águas de março e da Semana Santa, o mês de abril promete muita agitação na cidade de Niterói, principalmente com a série de shows musicais que parece levantar o astral da temporada 2013. Com atrações gratuitas e nomes importantes do nosso cenário cultural, para várias idades e gostos, não temos do que reclamar!!!

Com nome de peso, a Prefeitura de Niterói, através da Fundação de Arte de Niterói e da Secretaria Municipal de Cultura, lança no próximo dia 7 o ?Circuito Quatro Estações da Música?, com grande show do cantor e compositor Gilberto Gil. O evento conta com artistas da cidade, além do renomado ex-ministro, e acontece na Praça do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer.

De acordo com o projeto a cidade terá, ao menos, quatro grandes shows por ano, um em cada mudança de estação. No lançamento do Circuito, além do show de Gil haverá a apresentação da Sinfônica Ambulante, da banda Dizco e do humorista Juliano Antunes. O evento começa às 18h, com entrada franca. A organização dos shows pede para que o público leve 1 kg de alimento não perecível, e as doações serão distribuídas para instituições da cidade.

Também com nomes da música, o ?Viradão Carioca 2013? acontecerá pela primeira vez também em Niterói, e vai contar com shows gratuitos entre os dias 12 e 14 de abril. O Teatro Popular de Niterói receberá o evento que rola também em Copacabana, no Arpoador, em Madureira e em Bangu, além de Nova Iguaçu. Vale conferir a programação do Viradão que será anunciada para a cidade, que tem previsão de contar com Dado Villa Lobos, Monique Kessous, Moraes Moreira, Sandra de Sá e Biquini Cavadão.

Mais adiante, no dia 20 de abril, no Espaço Cantareira, a partir das 22h, a cidade recebe mais um nome de peso, o cantor e compositor Lulu Santos, com seu show ?Lulu Santos Toca Lulu?, recheado de sucessos ao longo de três décadas de estrada. O repertório traz músicas do início dos anos 80, como ?Tudo Azul?, ?Como uma Onda?, ?Adivinha o Quê? ao lado de composições posteriores, como ?A Cura? e ?Toda Forma de Amor?, ?Já É!?, ?Assim Caminha a Humanidade? e ?Sábado à Noite?.

Formado por músicos de Niterói, o grupo Crombie se apresenta no Teatro Municipal com sua música da ?Nova MPB?, no dia 04 de abril, às 20h. O grupo tem rodado o Brasil, com um trabalho que mistura poesia e música popular brasileira, com pitadas de reggae e um pouco de rock.

Indo para o teatro, o mês também têm atrações fortes. Fábio Porchat trás para o Teatro Abel, de 05 a 28 de abril, seu espetáculo solo de stand-up ?Fora do Normal?, onde faz observações bem-humoradas de telemarketing, avião e tecnologia em banheiros, entre outras situações do dia a dia. Fábio já levou ?Fora do Normal? a diversas capitais brasileiras, como Manaus, João Pessoa, Curitiba, São Paulo e Rio, escolhendo o Teatro Abel para a primeira temporada deste espetáculo em Niterói. 

Com sucesso absoluto de público ao longo de anos, o espetáculo ?Parem de Falar Mal da Rotina? da atriz, cantora e poetisa Elisa Lucinda fica em cartaz somente até o dia 7 de abril no Teatro Municipal.

Vale lembrar, ainda para os amantes da música e da arte em geral, que segue a todo vapor a Exposição Pixinguinha, até 30/04, no Teatro Municipal de Niterói, sobre o compositor, arranjador, saxofonista e flautista, considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira. A mostra é composta por fotografias, vídeo ? documentário, capa de disco, partituras e o raro livro ?O Lendário Pixinguinha? (Ed. Muiraquitã), de Sebastião Campos Braga. Os horários são de terças as sextas de 10h às 18h, sábados e domingos de 15h às 18h.

Para aqueles que ainda insistem em dizer que têm de atravessar a ponte para se divertir, o mês está repleto de cultura e divertimento por aqui. Quero ver sobrar energia para ir para além mar !!!