Novas formas de colocar sua empresa na internet!

Empresas brasileiras e internacionais de tecnologia digital se dedicam a criar mais oportunidades para que pequenas e médias empresas (PMEs)*utilizem* melhor a internet. Entre as startups brasileiras, o Elefante Verde, cujo foco são as PMEs, se destaca com as ferramentas de marketing digital *que oferece: *domínio (site e e-mail), e-mail marketing, cupons de desconto e ranqueamento no Google. Em sua edição de janeiro de 2015, a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios definiu esses serviços como um ?pacotão da web? por seu excelente*custo-benefício*.

ev_pegn

Em dezembro de 2014, o Elefante*Verde* ofereceu treinamento aos empreendedores da Rocinha, a maior favela do Brasil. A Unidade Elefante Verde Rocinha está entre os mais de 70 franqueados que oferecem o ?pacotão da web? a milhares de pequenos negócios e empresas em dezenas de cidades de todo o país.

[![Caio Sigaki, fundador do Elefante Verde, e a equipe do Elefante Verde Rocinha](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/49/2015/01/Rocinha-300x300.jpg)](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/49/2015/01/Rocinha.jpg)Caio Sigaki, fundador do Elefante Verde, e a equipe do Elefante Verde Rocinha
O **Google** também aprimorou seus **serviços** para as **PMEs** ao criar, em julho de 2014, o [**Google Meu Negócio**](http://www.google.com/intl/pt-BR/business/), um **aplicativo** que **facilita** que **pequenas empresas****aumentem **sua **presença** na maior **ferramenta de busca** do mundo. O aplicativo permite que empresas preencham todas as **informações úteis para seus clientes**, que são incorporadas à ferramenta de busca. Embora a inclusão não tenha impacto no ranqueamento da empresa (elas ainda precisam trabalhar com otimização, ou SEO), o aplicativo **resolve **dois grandes **problemas**: **atualiza os dados** da empresa no Google e permite que uma **ligação telefônica** seja feita com um simples **clique** (o que não pode ser feito quando você está navegando na web com seu celular). O **Google Meu Negócio** está conectado ao **Google +** (o que permite compartilhamentos conjuntos) e possibilita que **clientes avaliem as empresas** (uma **poderosa ferramenta de marketing** que as PMEs não usam como deveriam). [![googlemybusiness](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/49/2015/01/googlemybusiness-177x300.jpg)](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/49/2015/01/googlemybusiness.jpg) Finalmente, de acordo com o site [**IDG Now**](http://www.idgnow.com.br), o **Facebook** pretende iniciar esse ano o projeto **[Facebook para Empreendedores](http://idgnow.com.br/internet/2014/11/14/facebook-lanca-programa-para-estimular-pequenas-empresas-no-brasil/)**, que atua em quatro áreas: Comunidade, Jovens, Startups e** Orientação Para Negócios**. O projeto terá, inclusive, um **laboratório de inovação na comunidade de Heliópolis**, em São Paulo, com cerca de 15 computadores para oferecer **cursos** que ensinam a **montar uma empresa** e usar a rede para **maior visibilidade e sucesso**. Outra **novidade** do Facebook que pode ser útil para **empreendedores** é a tecla que possibilita a **venda de produtos** na rede social. Segundo o **blog** da publicação online [**TNW**](http://www.thenextweb.com), a nova **funcionalidade** começou a aparecer na rede em **dezembro** último, em fase de testes, e está restrita a alguns **grupos** nos Estados Unidos, notadamente aqueles em que o Facebook detecta grande atividade de oferta e procura por produtos variados. Clique nesse**[link ](http://thenextweb.com/facebook/2014/12/17/facebook-testing-official-way-sell-goods-groups/)**para ler a postagem (somente em inglês).
[![facebookselling](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/49/2015/01/facebookselling-300x126.jpg)](https://s3.amazonaws.com/static.elefanteverde.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/49/2015/01/facebookselling.jpg)Reprodução TNW