Como ter um site de sucesso para a sua empresa?

Você sabe como é feito todo o planejamento para um site ter sucesso?

Site de sucesso- planejamento

Quantas vezes ouvimos por aí:

Site? Tenho um sobrinho que faz!

Ou então: Faz um site grátis no Wix.

Mas aposto que você nunca ouviu: Sabe como ter um site de sucesso?

Muitas pessoas acreditam que fazer um site é igual para todos os segmentos, muda a cor, a fonte, a marca e pronto, está feito o site, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Para ter um site de sucesso é necessário um estudo aprofundado, desde a construção do layout (wireframe), até o desenvolvimento correto na criação do código.

Não basta apenas criatividade, é necessário pensar!!

Briefing:

Tudo começa com um briefing, documento onde são inseridas as informações necessárias para a criação do projeto, devemos considerar diversos fatores para começar a construção do site, público-alvo, propósito, informações sobre os clientes, imagem a ser transmitida etc. Ter esses dados em mãos é extremamente necessário para sabermos as cores, priorizar informações, posicionamento de cada elemento, tipografia.

Layout do site

Com o briefing em mãos e já conhecendo o público alvo, fica mais fácil o desenvolvimento do layout, todos os elementos devem comunicar algo, eles não podem estar em qualquer lugar e não precisam estar lá se não for relevante para o site, as combinações de cores e tipografia devem estar em perfeita harmonia.

As cores do site

As cores nos transmitem diferentes emoções, é preciso trabalhar com harmonia entre as cores, por isso o briefing é importante, pois cada cor transmite uma sensação, emoção diferente para cada tipo de público.

Para auxiliar nesse trabalho de combinação de cores, o site http://kuler.adobe.com pode te ajudar muito nessa tarefa.

Tipografia

Toda informação pelo menos as mais relevantes são transformadas em textos, temos que priorizar uma boa legibilidade sempre respeitando o contexto do projeto. Lembrando que hoje os sites têm são acessados por celulares, tablets e desktop, então ao escolher a fonte a ser usada, deve ser pensada em todas as possibilidades de visualização do site. Tamanho da fonte, espaçamento são fatores a serem sempre considerados.

O código do site

CODIGO ESTRUTURADO

Por trás de um bom site sempre tem um excelente código. Apesar da maioria das pessoas não se atentarem a esse detalhe, um código bem estruturado fará com que o site carregue rapidamente, os buscadores irão interpretar o código muito mais fácil. O uso do HTML5, CSS3 e JavaScript, são as linguagens mais usadas para criação de sites.

Sim, provavelmente o sobrinho do amigo sabe HTML, mas será que ele sabe montar um briefing? Usar as cores e estruturar o site de uma forma adequada para o público alvo? Ele sabe escrever o código corretamente para que seu site seja interpretado de forma correta pelos buscadores?

Toda empresa seja ela uma pequena empresa, ou uma multinacional, deve ter uma presença online de forma profissional, é o cartão de visita online da empresa, um site bem planejado e estruturado, traz confiança para o publico, demonstra profissionalismo.

Portanto antes de pensar no sobrinho ou nessas plataformas gratuitas para a construção do seu site, lembre-se que é o nome da sua empresa que está em jogo! E também não é preciso gastar horrores para ter um site profissional para a sua empresa, e nisso o HUBIFY pode te ajudar.