TRATAMENTO

O brasileiro é um povo alegre, descontraído e bastante singular; no entanto, ao ser apresentado às outras pessoas, o primeiro passo é se comportar de maneira mais reservada e formal. Isso revelará educação e respeito. É preferível, pois, pecar pelo excesso que pela falta de* tratamento respeitoso*.

livro-da-dicas-para-melhorar-relacionamentos-e-carreira-veja-algumas-1380222703995_956x500

Aos poucos, você saberá, através do rumo da conversa, se poderá ser mais informal ou não.

Independentemente da posição que se ocupa na empresa ou na sociedade, necessários o respeito e a consideração ao próximo por sua semelhança quanto à existência, isto é, pelo simples fato de ser um ser humano.

Nem sempre aquele que tem mais recursos financeiros, ou um grau de instrução elevado, é o mais educado.

Ao saber que receberemos uma visita, é importante verificar a função exercida pelo visitante, bem como o título que lhe cabe (Doutor, Professor, Mestre, etc).

PasseioCorporativoG

Certa vez, presenciei o encontro de uma amiga, que é Doutora, entendendo-se por Doutor não aquele que fez faculdade de medicina ou direito, mas sim aquele que fez Doutorado, com outra pessoa. A intermediadora, quem estava apresentando os dois, introduziu-a apenas pelo nome ?Fulana?, por sua vez, a dita ?Fulana?, prontamente rebateu dizendo: ?Doutora Fulana?.

Nesse caso específico quem errou foi a ?Doutora Fulana?. Não é necessário repreender ou corrigir aquele que cometeu o engano diante dos demais. Ela passou uma imagem de arrogante e soberba, pois com a referida atitude demonstrou má-educação pelo modo como intimidou a intermediadora.

Em suma, as pessoas educadas e polidas não precisam dizer o que são, quanto muito mencionar o título que carregam para merecerem o devido respeito.

Existem determinadas dicas que podem ajudar a compreender a prática do tratamento adequado, vejamos a seguir:

  • As pessoas idosas sempre merecem um tratamento mais cerimonioso.
  • Num primeiro momento, seja no âmbito profissional ou social, sempre utilize ?Senhor?, ?Senhora? ou ?Senhorita? e aguarde o pronunciamento por parte do apresentado para saber como proceder. Caso nada seja dito, continue tratando desta maneira.

Muito cuidado com o tratamento concernente às pessoas que têm vida pública (prefeito, vereador, etc). Por estarem constantemente na mídia, NÓS as conhecemos, mas nem sempre as ?celebridades? nos conhecem, não devendo, portanto, forçar uma amizade ou intimidade inexistente.

relacionamento

Outras formas de tratamento:

Vossa Excelência: Presidente da República, ministros, magistrados, governadores, senadores, deputados, altas patentes militares e autoridades do Clero.

Vossa Senhoria: Pessoas civis, num relacionamento mais cerimonioso.

Senhor: Utilizado para todas as autoridades quando da incerteza de sua posição hierárquica ou, ainda, pessoas que não temos intimidade.

Vossa Magnificência: Reitores de Universidade

Vossa Eminência: Cardeais

Vossa Reverendíssima: Monsenhores, cônegos e superiores religiosos.

Vossa Reverência: Sacerdotes, clérigos e religiosos em geral.

Você: Utilizado para as pessoas que temos um relacionamento mais informal ou quando nos seja autorizado a utilizar.

Encerro este artigo reiterando que todas as pessoas são merecedoras de respeito e consideração. Devemos agir com os demais da mesma forma que gostaríamos que agissem conosco.

Isabel Vega