Treinamento funcional: aprimore seus movimentos em suas atividades diárias com essa modalidade de treino!

09a271<em>shutterstock</em>116951470.jpg<em>590x390</em>c_Se você acha que fazer exercícios com bolas, elásticos e ketbells é fazer treinamento funcional, está enganado, pois vai muito além disso. Aliás, quando se trata de treinar força, no treinamento funcional usa-se muito dumbells, anilhas, barras e halteres.

E o qual é o conceito de treinamento funcional? Vamos analisar por parte:
- Treinamento: aquisição de conhecimento, habilidades e competências.
- Funcional: que possui eficácia, utilitário, prático.

E o que é na prática? É treinar o corpo para as atividades diárias, para as funções as quais ele é originalmente desenhado, visando o aprimoramento da performance em uma atividade específica (esporte) sendo também utilizado para reabilitação.

espaço treinamento funcionalExemplo de espaço para um treinamento funcional

Diferente do treino convencional, dividido por grupos musculares, o treino funcional busca o aprimoramento das habilidades motoras: equilíbrio, mobilidade, força, resistência, velocidade e agilidade. Se definirmos em uma frase, podemos dizer: “Treine movimentos e não músculos.”

O método respeita a individualidade de cada pessoa, podendo ser utilizado dos 8 aos 80 anos de idade.

A força em todos os exercícios é gerada do centro para as extremidades, por isso no treinamento funcional o core é a região mais importante do corpo. Core significa centro, essência, de onde parte algo, no corpo humano core é a região lombar, pélvica, quadril, de onde produz-se a força, gera-se a estabilidade, a aceleração e a desaceleração.

Este é um sistema de treino inteligente e que funciona, busca o aprimoramento dos movimentos como puxar, empurrar, agachar e movimentos integrados de forma sistematizada, planejada e progressiva, por isso o professor deve ter se especializado antes de ensinar esta metodologia.
estetica-pulse-power-tag

A ideia é deixar de executar exercícios em máquinas na posição sentada ou deitada e movimentar-se em pé, gerando maior força, maior gasto energético e conseguir alcançar objetivos estéticos e funcionais, como o aprimoramento das habilidades necessárias ao nosso desenvolvimento.

E você, já pensou em testar essa modalidade de atividade física? Saiba mais sobre treinamento funcional com os pioneiros aqui no Brasil, acessando o site do Core 360.

Lembre-se sempre que para fazer exercícios físicos corretamente é sempre bom ter a ajuda de um profissional especializado em educação física, assim você evita lesões desnecessárias e aprende como pode melhorar os resultados dos exercícios físicos para a saúde do seu corpo.

Bons treinos e até breve!