Uniformes das Seleções : Seis Exigências Curiosas da FIFA

Geral

Para nós torcedores, os uniformes das seleções da copa parecem ser livres para a criatividade dos estilistas de cada um dos seus patrocinadores. Porém, de acordo com o artigo The 6 Craziest Requirements For FIFA World Cup Uniforms, publicado no site Fast Company Design de autoria de Dan Nosowits não é bem assim que a coisa funciona.

A FIFA possui um regulamento de 92 duas paginas chamado FIFA´s Equipment Regulations no qual são detalhadas instruções detalhadas sobre os uniformes, inclusive tendo multado e tirado pontos (que depois devolveu) da seleção de Camarões por ter usado um uniforme de uma peça durante as eliminatórias para a Copa de 2006.

Todos os esportes possuem regras com relação aos uniformes e equipamentos para sua prática, porém os da FIFA estão entre os mais rigorosos e até estranhos, como estes seis detalhados no artigo acima citado:

1. Largura do traço

Além de colocar um limite para o número dos jogadores (o que até certo ponto não parece tão estranho) as regras determinam também a fonte a ser utilizada e limita a largura do traço entre três milímetros e cinco milímetros.

1

2. Uniforme da Equipe Técnica

Não são apenas os jogadores que têm regras traje: comissão técnica, assistentes e outros vestindo agasalhos, estão autorizados a estampar marcas, mas: se há um logotipo na parte de trás do pescoço, deve ser centrado. Se os lados do agasalho tem um logotipo (provavelmente se referindo as linhas de três listras da Adidas), não pode ser mais largo do que oito centímetros.

2

3. Máximo de Cores

A FIFA estabelece que os uniformes possam ter um máximo de quatro cores, sendo uma delas a cor “dominante”. E nada de cores reflexivas.

3

4. Estes são os seus Logos

Na Copa do Mundo, apenas alguns logotipos são aceitáveis. Só porque a Nike patrocina uma equipe não significa que ele pode colocar o que quiser nos uniformes, mesmo que obedeça a todas as regras de tamanho e localização. FIFA oferece seus próprios logotipos aceitos para marcas como Adidas, Umbro e Puma.

4

5. Centralização dos Logos do Ombro

Os jogos da Copa do Mundo são filmados de todos os ângulos possíveis, o que significa uma grande oportunidade para as marcas serem criativas e também para a FIFA ficar preocupada com o que elas podem fazer, uma vez que as marcas adoram utilizar os ombros para aparecer nas imagens feitas de cima. Por isto, estes logotipos não podem ter mais de 8 centímetros em largura e tem de ser centrada e simétrica quando vistos de cima.

5

6. E com relação à bonés ou chapéus?

A FIFA também colocou limites específicos para o tamanho do logos sobre bonés ou chapéus – não mais que 25 cm².

6

Para maiores detalhes consulte as fontes abaixo nas quais baseamos este artigo:

The 6 Craziest Requirements For FIFA World Cup Uniforms

FIFA´s Equipament Regulations

So you want to design a World Cup kit?