Dicas e explicações sobre Pilates na Rádio Bandeirantes 1360AM, com a participação da Fisioterapeuta e Instrutora Maria Cecília!

alt

O que é método pilates?

O método recebe o nome de seu criador Joseph Pilates, que elaborou inúmeros exercícios que são realizados no solo, aparelhos e acessórios criados pelo próprio. Visando a integração do corpo e da mente na realização de uma atividade que prioriza o alinhamento postural e o controle consciente do movimento.

Quais os benefícios do pilates?

O trabalho global do corpo realizado com o método promove vários benefícios. Todos os exercícios são associados a uma respiração própria do método, é um trabalho que necessita ter concentração. A partir daí os movimentos favorecem o movimento da força muscular, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, postura consciência corporal e auto estima.

O pilates serve para todas as idades?

O pilates pode ser praticado por diferentes grupos desde do super treinado ao sedentário, grávidas, adolescente ao idoso. Isso se deve ao trabalho personalizado com turmas de no máximo 04 alunos, no meu studio eu dou aula para 03 alunos para se ter um controle maior, buscando aulas mais eficientes. Num ambiente pilates é importante respeitar as diferenças individuais, respeitando o limite de cada um.

O pilates pode ser utilizado como no tratamento de doenças?

Sim. O pilates pode ser utilizado tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças, tais como: hérnia de disco, osteoporose, artrose, problemas posturais, pós operatório, entre outras. O pilates pode ser aplicado por três tipos de profissionais: fisioterapeuta, educador físico ou bailarino. Sendo assim cada profissional tem suas características próprias da sua formação acadêmica, o que diferencia o estilo de aula, apesar do método ser o mesmo. Mas eu acredito que seja importante que todos os profissionais respeitem a versatilidade do método que pode ser um trabalho tanto fitness como reabilitador, desde que priorize a consciência corporal, pois o produto principal é o movimento consciente independente de quais forem o enfoque da aula.

Para mais informações, acesse o site: http://pilatesanimastudio.com.br/