Vai ter Copa... e muito mais!

É claro que vai ter Copa! Ouviremos muito falar de futebol, e quase que com exclusividade nesse mês de junho, mas não custa nada procurar o que acontece para além dos gramados. E tem muita coisa interessante na programação cultural de Niterói, durante o evento esportivo, para quem quer driblar a Copa do Mundo mesmo que por alguns momentos apenas!* *

Balé interativo com o público

No mundo da dança, a renomada Companhia de Ballet da Cidade apresenta de 13 a 22 de junho no Teatro Municipal de Niterói o espetáculo ?Ateliê Coreográfico?. Com o objetivo claro de estimular o aparecimento de novos coreógrafos, e fortalecer ainda mais a arte na cidade de Niterói, a Companhia mostrará coreografias dos próprios bailarinos: é a prata da casa mostrando seus talentos!

As apresentações contam com um atrativo a mais: ao final de cada espetáculo, o público votará na melhor coreografia. As apresentações acontecem nas sextas e sábados às 20h, e domingos às 18h. Quem doar um livro infantil ou um quilo de alimento não-perecível tem 50% de desconto na compra do ingresso. Vai lá e dê seu voto, a cultura de Niterói agradece!

No "Ateliê Coreográfico" o público vota. Foto: Henrique PontualA Companhia de Ballet da Cidade de Niterói em ação.  Foto: Henrique Pontual

Portas abertas aos novos artistas

Seguindo a linha de participação do público, no dia 7 de junho acontecerá a noite especial de abertura de exposições no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), lançando três exposições simultâneas que ocuparão o Salão Principal, a Varanda e o Pátio externo do museu. O Salão Principal terá a exposição ?O Brasil é meu abismo?, do artista pernambucano Daniel Santiago, com curadoria de Cristiana Tejo e de Zanna Gilbert. No Pátio do MAC acontecerá a instalação ?Você já viu um??, do artista Marcos Duarte, tendo como tema o mascote oficial da Copa do Mundo de 2014, e composta por onze tatus-bolas em madeira e um ?buraco? indicando a forma de proteção deste animal.

Peça da instalação ?Você já viu um??, do artista Marcos DuartePeça da instalação ?Você já viu um??, do artista Marcos Duarte

Já a Varanda do MAC abriga o projeto especial do artista niteroiense Ricardo Pimenta, com curadoria de Luiz Guilherme Vergara, chamado ?Fique à vontade?. Pimenta abre espaço para que qualquer artista envie suas obras ao museu, no período de 2 a 6 de junho, permitindo que artistas (conhecidos ou não) possam mostrar seu talento. Uma iniciativa participativa, e no mínimo ousada, que reunirá não se sabe quantas obras, e de um número imprevisto de artistas com suas variadas técnicas!! Tudo isso só será conhecido no dia do lançamento!!!

*Rock Independente *

Para a galera do Rock, no dia 08, domingo, acontecerá o encerramento da quarta edição do Salão da Leitura de Niterói, com a mesa redonda ?O Rock Independente Ontem e Hoje?, composta por quatro conhecedores do assunto: Tom Leão, Pedro de Luna, Alessandro ALR e Bruno Eduardo. O debate será conduzido pelo jornalista e repórter fotográfico Bruno Eduardo, editor chefe do Portal Rock Press, e apresentador do programa da Rádio Oceânica ?Arariboia Rock News?. O fechamento do evento acontece com a banda carioca Canastra, participante de vários eventos do Araribóia Rock em Niterói. O evento acontece no Teatro Popular de Niterói às 17h.

A banda Canastra fecha a programação no Teatro Popular de NiteróiA banda Canastra fecha a programação no Teatro Popular de Niterói

Sobre os participantes: Tom Leão foi importante para a cena da música independente durante os anos da coluna Rio Fanzine, no jornal O Globo, e atualmente é comentarista no canal Globo News, além de autor do livro Heavy Metal ? Guitarras em Fúria (Editora 34); Pedro de Luna ? produtor cultural, publicitário e forte fomentador da cultura da cidade ? é o criador do movimento Araribóia Rock, que já conta com 10 anos, e autor do livro Niterói Rock Underground 1990-2010 (edição do autor); e Alessandro ALR foi Idealizador e curador do projeto Maldita 3.0, de resgate e preservação da memória da Fluminense FM.

?Mais Amor? com Diogo Nogueira

E ainda no mundo da música, o cantor e compositor Diogo Nogueira se apresenta na cidade no dia 13 de junho no Bar do Meio, trazendo seu novo show ?Mais Amor?. O cantor, filho do saudoso sambista João Nogueira, já acumula dois discos de Ouro e dois DVDs de Platina, e volta à cidade cantando grandes sucessos conhecidos do público, além de músicas do CD ?Mais Amor?, quinto álbum de sua carreira.

Diogo Nogueira canta seus sucessos no Bar do MeioDiogo Nogueira canta seus sucessos no Bar do Meio no dia 13 de junho

Desde o lançamento do disco, que teve lotação esgotada em dois dias logo na estreia em 2013, no Vivo Rio, o show vem percorrendo todas as regiões do país, sempre com grande sucesso. O Bar do Meio fica em Piratininga, e o show promete lotação em sua passagem pela cidade! Corre lá!