Veja o primeiro carro construído em impressora 3D.

Ao ler o artigo ”Tesla rival, 3D-printed car make waves at Detroit Auto Show (VIDEO)” sobre algumas novidades apresentada pela indústria automobilística na 2015 North American International Auto Show em Detroit – USA, me chamou a atenção para a chegada da impressora 3D na indústria automobilística.

Strati - Local MotorsStrati – Local Motors

A empresa Local Motors, sediada no estado do Arizona –USA, “imprimiu” seu carro chamado “Strati,” fabricado a partir de plástico com infusão de fibra de carbono. A estrutura e os painéis de Strati podem ser impressos em uma “micro-fábrica”, ou um espaço de cerca de 40.000 pés quadrados (pouco mais de 3,700 metros quadrados), depois disto o carro precisa de ser ligado às outras partes que não podem ser impressas – tais como a bateria eléctrica, motor, pneus e suspensão.

Atualmente o processo leva cerca de 44 horas para imprimir o carro, mas a Local Motors está tentando diminuir para um dia.

O Strati não é exatamente uma potência – chega a até 25 quilômetros por hora -, mas seu processo de produção é um marco na indústria.

Assista os vídeos abaixo, o primeiro mostrando o timelapse do processo produtivo, e o outro o carro produzido na própria feira em exposição.

De acordo com a Associated Press, o CEO da empresa, Jay Rogers está planejando começar a vender o Strati em uma faixa de US$ 18.000 a US$ 30.000, mas reconhece que o modelo ainda precisa passar por “testes extensivos” antes que ele possa chegar ao mercado comercial.

Ainda assim, a Local Motors planeja vender seu primeiro conjunto de carros 3D-impressos no final deste ano. Micro-fábricas, enquanto isso, estão previstas para serem instaladas em dois locais nos Estados Unidos: uma no estado do Tennessee e outra perto de Washington, DC.

Para mais detalhes consulte o artigo sobre as novidades na 2015 North American International Auto Show aquí.