Vinho no papinho e pé no caminho

O frio demorou, mas finalmente chegou em Curitiba. E ao que tudo indica, ele veio pra ficar. E nada melhor que uma taça de vinho e um bom acompanhamento para nos aquecer nos dias frios que teremos pela frente, certo?

A verdade é que vinho é tão bom que nem precisa de uma data certa, ou um motivo especial para dar o ar da graça. Você poder tomar uma taça pra relaxar depois de um dia de trabalho, em um encontro com os amigos, pra acompanhar uma massa ou uma carne especial no almoço, ou pra dar aquele clima de romantismo em um jantar com seu parceiro, ou parceira. Inclusive, o dia dos namorados está chegando! Então, #ficaadica ;)

E para a felicidade geral da nação curitibana, e de quem por aqui está passando, a cidade nos brinda com vários estabelecimentos que apresentam vinho no cardápio, ou que fazem deste o seu carro chefe.

Então, para facilitar a vida de quem está morrendo de vontade de apreciar um bom vinho aqui em Curitiba, separamos três lugares bem especiais e que atendem aos mais variados públicos.

Confere aí!

C La Vie

O C La Vie possui, nada mais, nada menos, que a maior e a mais completa carta de vinhos da cidade. Isso porque o restaurante é anexo à uma super loja especializada no segmento, a Vino!

A loja é incrível, oferece mais de 300 rótulos de vinhos, de 13 países diferentes, o que permite as mais diferentes e inovadoras harmonizações gastronômicas. Além disso, você pode escolher o vinho na loja e pagar o mesmo preço para consumir durante a sua refeição ((:

O restaurante funciona em sistema à la carte, e também impressiona, em todos os sentidos. O ambiente é lindo, todo inspirado nos bistrôs parisienses. E o cardápio é bem versátil, que mistura os sabores da cozinha contemporânea, com influências francesas, brasileiras e internacionais. E leva um tempero especial: a inovação.

Muitos dizem que esse é o segredo do C La Vie, estar sempre inovando e aprimorando, não só o cardápio, como também a maneira de servir, de receber e de apresentar o melhor do vinho, agradando a todos os paladares, dos mais exigentes, aos mais simples. Isso porque, mesmo se você não souber qual vinho combina melhor com seu prato, você pode contar com a ajuda do sommelier, que vai te orientar nas harmonizações ;}

Merece destaque especial uma máquina computadorizada que serve diferentes vinhos em taças. O sistema é super moderno e inovador, e permite que os vinhos permaneçam com suas características mesmo depois de abertos, sendo preservados por até 30 dias. Todas as semanas, são disponibilizados oito rótulos diferentes, que podem ser servidos em taças de 25, 75 ou 150ml. Assim, você pode experimentar vários vinhos, sem precisar comprar a garrafa inteira. Muito legal, né?

Para ficar por dentro do cardápio e das novidades dessa verdadeira boutique do vinho, curta a fanpage. E bom apetite!

Kanavial

Se a ideia é curtir um bom vinho, em um lugar mais descontraído, com os amigos e o melhor, gastando pouco, a opção certa com certeza é o Kanavial! Um dos melhores happy hour de Curitiba ((:

Lá você pode pedir vinho na jarra, na taça ou também adquirir a garrafa, das marcas Concha y Toro, Almadén e Miolo. E, pra te ajudar a aquecer nesse inverno, também tem quentão de vinho no Kanavial. Quem não gosta, né?

Durante a semana, o estabelecimento serve um almoço super completo e delicioso, com buffet por quilo e muita variedade de pratos. E no final do dia, tem happy hour, com muita música boa, cerveja gelada, porções e lanches mega saborosos e drinks especiais.

Fazem parte do cardápio as famosas sopas do Kanavial, caldinho de feijão e a tradicional feijoada servida aos sábados. E a música ao vivo é por conta da casa, com atrações que apresentam grandes clássicos do rock.

No Kanavial você percebe a qualidade, em todos os sentidos. Desde o atendimento, até os petiscos preparados na casa. Um ambiente simples, com muita gente bacana e um clima bem extrovertido.

Então, se está procurando um vinho bom, barato e quer curtir bons momentos com os amigos e família, já sabe né?!

Acesse o site www.happyhourcuritiba.com e saiba mais sobre o Kanavial ((:

Caminho do Vinho

A região metropolitana de Curitiba é famosa pelas atrações turísticas e também pela produção, comercialização e turismo do vinho, o enoturismo. Uma destas atrações é o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, localizado na Colônia Mergulhão, a 10km do centro da cidade.

A origem do roteiro surgiu com as famílias que vieram da Itália e da Polônia para o Brasil, em 1800, e se instalaram na região, com o propósito de reconstruir a vida, sem esquecer os seus costumes, como a produção artesanal de vinhos, queijos, salames, geleias e outros produtos regionais. Ou seja, fazer daqui a casa deles, com a cara e o jeito deles.

O que deu super certo! E de tão certo, cada vez mais gente passou a se interessar pela produção e pela tradição que essas famílias trouxeram para a região. Hoje, são cerca de 38 propriedades rurais envolvidas, fomentando a cultura do vinho e oferecendo produtos de sabor e qualidade ímpar, com aquele gostinho de “feito em casa”.

São várias as opções que atraem milhares de visitantes o ano todo, como os vinhos, restaurantes, cafés coloniais, chácaras de lazer, minhocário, pesque-pague e pousadas. Além disso, o local abriga traços da cultura dos primeiros moradores, com as casas centenárias, museu e o artesanato lá produzido.

O roteiro leva cerva de cinco horas, e você fica conhecendo várias fazendas e algumas das onze vinícolas que fazem parte do trajeto. Sem esquecer de apreciar a paisagem local (que é linda!) e das paradas deliciosas para almoço ou café colonial. Além disso, você pode comprar os produtos e lembranças do passeio e levar pra casa ((:

Você também tem a oportunidade de aprender sobre o processo de produção de vinhos de perto, em meio aos tanques e com direito à degustações da bebida e do salame temperado com vinho. Hummm!

A Linha Turismo-Caminho do Vinho funciona aos sábados e domingos, com embarque em São José dos Pinhais, e o passaporte custa R$ 20,00 por pessoa (menores de cinco anos não pagam).

Para saber mais sobre essa super opção turística e sobre o incrível universo do vinho, acesse o site www.caminhodovinho.tur.br. E não deixe de conhecer :}