Você está preparado para ter um e-commerce?

E-commerce

Ter um e-commerce não é tão simples quanto parece.

Todo inicio de ano fazemos vários planos e promessas, sejam elas pessoais ou profissionais. Muitos empreendedores que trabalham no varejo, sempre pensam na possibilidade de montar uma loja virtual e expandir suas vendas.

Mas será que você está preparado para ter uma loja virtual?

A praticidade, baixo investimento, menos burocracia e agilidade, são atrativos para se começar nesse universo online. Mas por outro lado a realidade competitiva que é vender pela internet, pode desanimar o empreendedor logo no primeiro momento.

Ter uma loja virtual é como ter uma loja física, tem que der dedicação, tempo, conhecimento, fazer investimentos em marketing. Os mais desavisados, acreditam que irão ficar na frente do computador em um escritório com ar condicionado e as vendas irão deslanchar...

Infelizmente não é assim que as coisas funcionam, pois ter uma loja virtual, envolve planejamento, desde a construção da loja, até a logística de entrega.

Plataformas

plataformas de e-commerce

Primeiramente você deve escolher uma boa plataforma para começar loja, existem no mercado as plataformas “grátis” conhecidas como CMS, as mais conhecidas são o Magento, Opencart, WooCommerce, Prestashop entre outras.
Mas o empresário deve ter um conhecimento intermediário para conseguir criar uma loja usando esses CMS citados.

Uma boa alternativa são as plataformas alugadas, Hubify - Irecê clique no link e saiba mais, com um baixo investimento é possível ter sua loja profissional e se destacar no mercado.

Logística

Prazo de entrega de uma compra é algo que todo dono de loja deva considerar como prioridade, um simples atraso na entrega, é comprometer todo trabalho da sua loja. Hoje o envio pelos correios ainda é a forma mais usadas pela maioria dos e-commerce. Estabelecer prazos, boas embalagens, custo de entrega, além de oferecer uma política de troca, são itens primordiais para uma boa loja virtual.

Preço

Os preços têm grandes influências na decisão de compra. Se a sua loja é nova, é preciso manter um valor competitivo em relação aos seus concorrentes, lembrar que agora o negócio tem uma abrangência nacional e não apenas local.
Se você trabalha com algum produto de nicho ou produtos exclusivos, onde não haja muita concorrência, os preços não irão influenciar, desde que não seja nada fora do comum é claro!

Marketing digital

marketing digital para ecommerce

Ao criar uma loja virtual não podemos esquecer o trabalho de marketing digital.
Divulgação em mídias sociais, e-mail marketing, blog são essenciais para sua loja ter sucesso.

Facebook

Com mais de 100 milhões usuários no Brasil, hoje não ter uma página no Facebook é quase que um suicídio. Através do Facebook é possível criar anúncios pagos, que aparecem somente para o seu público segmentado.
É possível direcionar o público para sua loja, criar promoções, eventos, enfim, é a rede social que não pode faltar.

Adwords

Se você quiser que a sua loja apareça rapidamente nas primeiras posições do Google, campanhas no Google Adwords é a forma ideal. Nesse tipo de campanha você escolhe o tipo de anúncio que será cobrado conforme os cliques no link da sua campanha.

E-mail

E-mail marketing usado de forma correta, é uma das estratégias que mais trazem resultados no mundo digital. O uso deve ser moderado, seu cliente deve permitir e querer receber o seu e-mail, através de assinatura do newsletter, ou de algum material que você ofereceu em troca, como um e-book, webinar, entre outros.

Blog

Já ouviu falar em marketing de conteúdo? O blog é a peça chave para esse tipo de marketing, com um blog o empresário pode educar, informar os seus clientes de forma que eles possam saber mais sobre o seu produto ou serviços e consequentemente atraindo mais clientes para a sua loja. Hoje em dia é impensável ter uma loja virtual sem ter um blog, são ferramentas que se completam.

SEO

Falar de SEO é a parte que mais gosto, mas você sabe o que é SEO?
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, basicamente é otimização para mecanismo de busca, ou otimização de sites. São um conjunto de estratégias criadas em seu site ou loja virtual para conseguir um melhor posicionamento nos buscadores, tendo como beneficio melhorar o posicionamento de um site nas buscas orgânicas.

O SEO começa antes da criação da sua loja.

  • Títulos
  • Categorias
  • Descrições
  • URLs
  • Palavras-chaves

devem estar definidas para que a estratégia de SEO tenha um bom resultado.
Logicamente que isso é básico da brincadeira pois se tratando de SEO, são centenas de estratégias criadas no site para obter um melhor posicionamento.

Se o empresário não tem nenhum conhecimento sobre o assunto, ele deve procurar um profissional ou estudar sobre o mesmo, pois se a loja não aparecer nas três primeiras páginas, é como se não existisse.

Diferencial

Para quem está começando a sua loja precisa ter um diferencial, frete grátis, cupom de desconto, compre dois e pague um, enfim é preciso ter um diferencial para atrair clientes, e saber que uma loja virtual é igual uma loja física, a dedicação e as dificuldades são as mesmas.

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