Você não sabe nada sobre marketing digital!

Apesar das palavras fortes do título, não se preocupe, se você for empresário pode ter certeza que é mais um dos milhões ao redor do mundo que não sabe utilizar da melhor forma possível este novo canal da sua empresa. Fica fácil entender quando pensamos que o empreendedor do Brasil, primeiramente, não foi preparado no colégio, na faculdade, nos empregos, nem na família, para empreender. Nosso país caminha a passos lentos em relação às empresas com investimentos macro (global).

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Fora isso, todo o peso de ser empreendedor recai quase sempre sobre a mesma figura, o do tomador de decisões: fluxo de caixas, vendas, compra de material, pagamento de impostos, relacionamento com cliente, parte legal, parte financeira, marketing, publicidade, fora todos contratempos que só quem tem um negócio sabe do que se trata.

Não é raro ver empresas fracassarem (apesar de todo seu caráter promissor) por não haver uma boa gestão. Bom, e o que isso tem a ver com o tema? Hoje analisamos que a publicidade digital é um dos poucos meios de comunicação onde as ações podem ser feitas diretamente pelo empresário (ou por algum funcionário “quebra galho” da equipe).* Mas será que este é o caminho certo?*

Parando pra pensar em publicidade na tv, o que deve ser feito? Primeiro, até pelo alto investimento, deve ser contratada uma empresa de produção de vídeo, outra de marketing e, assim, haver o planejamento junto com a emissora do tempo de inserção, horários, público alvo etc. É ou não é um grande planejamento por trás de uma vinheta de “apenas” 15s?

Do mesmo jeito precisa ser feito um planejamento em rádios, jornais, panfletagem, outdoors e, até, no boca a boca que você faz com os possíveis clientes. Por isso, devemos pensar se esse planejamento na internet deve ser feito ou não. Se uma equipe deve ou não ser contratada para que se busque e alcance resultados satisfatórios, também, na publicidade digital.

Um dado importante feito pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) é de que 4 a cada 10 empresas com mais de 10 funcionários do Brasil não estão na internet. E as que estão? Grande parte utiliza, de acordo com a pesquisa, um site ou uma simples página na Internet (60% das empresas) e quase a totalidade dessas companhias (93%) os utiliza para oferecer informações institucionais. Deu pra perceber o erro?

Por que fazer somente mensagens institucionais? Essas mensagens são as mais fáceis de coletar na internet. Onde está o marketing de conteúdo? Onde está o engajamento, o relacionamento com o cliente? Já ouviu falar de SEO? Inbound Marketing? São dois dos pequenos grandes termos que rodam o mundo da internet, especificamente, das empresas dentro da internet. Você sabia que o Brasil já possui 120 MILHÕES de pessoas conectadas na internet e 98% delas usa o google como mecanismo de pesquisa? Se não sabia, é bom você andar com esse dado de baixo do braço.

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 Está na hora de deixar pra trás o velho pensamento. Reorganizar as ideias e as metas de acordo com uma não tão nova, mas real necessidade: fazer um marketing digital planejado, com metas, avaliação de métricas, investimento financeiro adequado à necessidade e, principalmente, profissional. Marketing digital não é postar seus produtos em diversos grupos do facebook. Você vê alguém do google, do facebook, da Amazon, Americanas, Submarino, Inbev, Unilever e milhares de outras grandes empresas enchendo de postagens institucionais fanpages e grupos do facebook que nada tem a acrescentar para seu público? Ah, e você ainda corre o risco de ter sua empresa “queimada” na boca de muita gente, até porque isso é realmente bem chato.

Enfim, você não sabe nada sobre marketing digital. Talvez os maiores empresários do mundo também não saibam e, até por isto, eles tem uma equipe especializada dentro da empresa (ou terceirizada) para tomar conta deste enorme e complexo “tentáculo do polvo” que deve estar presente em qualquer organização. Estudar é a melhor forma, delegar é uma das mais sábias. Qual delas você utiliza? O tempo de mudança é agora, internet não é só facebook! Vamos nessa?

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