Xapuri: onde a roça encontra a gastronomia

Por Vivendo em Férias

Quando queremos apreciar uma boa comida mineira, o primeiro lugar que vem na cabeça é o Xapuri! Além da excelente gastronomia, tem um ambiente que nos remete a cultura de Minas. Toda a decoração é tão bem feita, que a gente se sente em uma fazenda.

Um dos espaços do Xapuri - Foto retirada do site: restaurantexapuri.com.brUm dos espaços do Xapuri – Foto retirada do site: restaurantexapuri.com.br

Vire e mexe vamos lá almoçar. Normalmente, chegamos cedo para garantir a nossa mesa (assim como outros restaurantes famosos de BH,  o lugar lota e costuma ter uma fila de espera gigante) e vamos sem pressa de ir embora, para curtir a tarde mesmo.

O restaurante tem um clima bem convidativo para apreciar uma cervejinha. Entre as artesanais*, *trabalham apenas com a Baker (que eu particularmente amo, principalmente se for de trigo).

Fogão a lenha  - Foto retirada do site: restaurantexapuri.com.brFogão a lenha – Foto retirada do site: restaurantexapuri.com.br

Normalmente, não pedimos entrada e vamos direto ao prato principal porque as porções de comida são bem generosas, para ter uma noção dividimos o Filet mignon a campanha (nosso preferido) por 4 pessoas. O Filet (R$124,00) vem acompanhado de arroz, feijão, farofa, batatas coradas, legumes e bananas carameladas.

Para aqueles que desejam entrada, a nossa dica é a Lingüiça aberta com cebola na chapa (R$41,50 – gostosa, mas cara rs).

Linguiça aberta - Foto retirada do site: restaurantexapuri.com.brLinguiça aberta – Foto retirada do site: restaurantexapuri.com.br

Se você não tiver de dieta, dê um pulinho na mesa de *sobremesa*, que tem opções para todos os gostos!!!

Outra coisa típica de Minas que no restaurante é o Trio sertanejo, que anima o ambiente. Eles passam mesa em mesa e cantam a* música* pedida pelo cliente.

Trio Sertanejo no Xapuri - foto retirada do site: restaurantexapuri.com.brTrio Sertanejo no Xapuri – foto retirada do site: restaurantexapuri.com.br

Dica: o restaurante oferece de cortesia uma broa espetacular com cafézinho, que você tem que experimentar.

Café com Broa de Queijo - Foto retirada do Site: restaurantexapuri.com.brCafé com Broa de Queijo – Foto retirada do Site: restaurantexapuri.com.br

O Xapuri além de encantar os adultos, agrada muito as crianças, pois tem espaço com brinquedos e passeio a cavalo. Ah!! Eles servem também pratos infantis…

Enfim, o lugar é ótimo para levar a família ou para ir a dois e é perfeito para matar a saudade de uma boa comida mineira!

Premiação: A comida mineira do restaurante foi eleita neste ano (2014) como a melhor de BH pela Revista Veja.

Já foi ao Xapuri? Conte-nos como foi sua experiência aqui! Compartilhe também suas experiências em outros locais no nosso guia!

Telefone: (31) 3496-6199
Horário de Funcionamento: Ter – Sáb: 12:00 – 23:00 / Dom: 12:00 – 18:00
Site:http://www.restaurantexapuri.com.br
E-mail: reservas@restaurantexapuri.com.br
Telefone: 031 3496-6198
Endereço: Rua: Mandacaru, 260. Pampulha.